sábado, 26 de fevereiro de 2011

Dia Mundial do Download

Brasileiros e brasileiras! Acabo de criar o mais novo feriado do nosso calendário e, para alegria de todos, este feriado é mundial.

Foi exatamente neste dia 01 de agosto que, para o meu azar, fiquei o dia inteiro fazendo downloads (transferência de arquivos) na Internet. Foram drives, URLs, Links, patches, service packs, FAQs e upgrades de todos os tipos, pois nós, profissionais que devemos estar sempre atualizados com as últimas tecnologias e bugs, somos obrigados a estar sempre aptos a responder as FAQs (Frequency Answers Questions) dos usuários e de nós mesmos.

Ajudem-me a responder a mais esta pergunta, que sempre existiu e nunca tivemos a coragem de fazê-la: Todos falam de boca cheira do tempo obtido com a utilização das linguagens e sistemas operacionais visuais, da alta produtividade na utilização dos fantásticos componentes (OCX, VBX, PTx, PSDBx, ...), da programação orientada a objeto, e de muitas outras tecnologias. Agora, alguém

já parou para calcular e verificar onde foram parar estas tais horas disponíveis?

Não estariam estas horas sendo utilizadas ou desperdiçadas na execução de downloads (services packs, drives para correção, upgrades, etc...)? Ou em testes de componentes ainda instáveis? Ou em atualizações da versão de DLLs neste ou naquele sistema operacional? Será que alguma das tais horas disponíveis foi utilizada para um bate-papo com os amigos, uma cervejinha, um namorinho dentro do carro, etc?

Falando nisso, vocês já viram alguma vez um analista de sistemas ou um programador jogando uma “peladinha”? Se sim, não sei se vocês notaram, mas de vez em quando este ficava parado no meio de campo divagando e falando sozinho, feito bobo, sobre onde teria parado aquela bendita DLL!

Como profissional de informática há quatorze anos e agora, totalmente desorientado ao objeto e trabalhando com várias linguagens visuais, não consigo ver estas tais “ferramentas e ambientes RAD (Rapid Application Development)” a ajudarem-me completamente. Calma! Não me atirem pedras ainda. Simplesmente, elas ajudam e beneficiam de um lado, mas de outro, por estas necessitarem de uma complexa infraestrutura para o seu perfeito funcionamento (sistemas operacionais, versões, memória, etc.), acabam se tornando improdutivas.

Não me chamem de retrógrado pelo meu comentário acima, mas saibam que sou do tempo em que o Control-Alt-Del funcionava. Não se fazem mais Control-Alt-Dels como antigamente, hoje este pergunta-me se é realmente o que quero, julgando-me incapaz de responder pelas minhas ações. Eu só quero sair do pepino que ele mesmo me colocou...

Assim que terminar de ler esta mensagem, reserve um tempo para você.

Antes que, nós mesmos, criemos “A Hora do Download - nunca vá para cama sem fazê-lo”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário